A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está convocando doadores devido ao baixo estoque de sangue tipo O positivo. Com o estoque em situação crítica, a instituição reforça a importância da colaboração de doadores já que a Fhemeron atende os principais hospitais do Estado.
Segundo o assistente social da Fhemeron, Dimarães da Silva, neste período, é preciso um estoque estratégico para atender as demandas de urgência e emergência. “Para isso, pedimos que a população, de forma voluntária, nos ajude nesta missão, que é de salvar vidas. Antes de fazer uma viagem, aproveite e faça este ato solidário, que pode salvar até quatro vidas”.
Dimarães da Silva salienta que todos os tipos sanguíneos (A+; B+; AB+; O+; A-; B-; AB-; O-) são necessários, principalmente o tipo O+, sendo o mais utilizado. “Cerca de 36% da nossa população utiliza os tipos sanguíneos (O+ e o A+), e por isso, pedimos que aqueles que são doadores e os que desejam doar, compareçam em nossa unidade para realizar a doação”.
Em Porto Velho, a Fhemeron retoma o atendimento ao público nesta terça-feira (3). A instituição atende normalmente de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e no sábado, das 7h15 às 12h.
A Fhemeron fica localizada na Avenida Jorge Teixeira, n° 3766, Bairro Industrial; contato: (69) 3216-2234.
Critérios para doar sangueEstar em boas condições de saúde;
Ter entre 18 e 69 anos de idade (caso seja a primeira doação, o limite de idade é de 60 anos);
Jovens entre 16 e 17 anos poderão doar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
Ter peso acima de 50 kg;
Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
Homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses); e
Mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses), e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
Portal da Cidade Online
Nenhum comentário